sábado, 26 de março de 2011

A Torreira e a Ria

A fundação da Torreira é atribuída a uma colónia de pescadores vindos do Norte da Europa ou do Mediterrâneo, nos séculos XII e XIII, mas o estudo preciso destas colonizações que se fundaram e instalaram um pouco a nascente das terras furtadas à ria, ainda não está feito, e não se sabe se se poderá fazer com bases seguras.
Os primeiros residentes instalaram-se por volta de 1758 e podem ser considerados os fundadores da Torreira.O seu povoamento foi feito inicialmente por pescadores vindos da Murtosa e Ovar, que ali se estabeleceram temporariamente.

Integrado numa região caracterizada pela sua íntima ligação com o mar e com a enorme laguna de água salgada conhecida simplesmente por "Ria" (de Aveiro), não é de estranhar que as principais actividades no concelho tenham sido a pesca, a indústria das conservas e o moliço (a apanha de algas para serem utilizadas como fertilizante), embora esta última tradição esteja a desaparecer.

O barco moliceiro, é indiscutivelmente o ex-libris de toda a Ria de Aveiro



Estes são os verdadeiros pescadores da Xávega,praia da Torreira




1 comentário:

  1. Bom dia amigo Joaquim,

    mais um post muito interesante, que nos retrata toda a beleza desta região. Terei certamente o prazer de a vir a conhecer, e ver estes tradicionais barcos moliceros, com os seus famosos "desenhos".

    Um grande abraço e até breve

    ResponderEliminar